Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Textos Reflexivos: PORQUE O BRASILEIRO É TÃO HIPÓCRITA?

Textos reflexivos | Brasileiro hipócrita

Nesse texto reflexivo é evidente que a hipocrisia humana não é atributo apenas do brasileiro hipócrita, mas somos somos nós os responsáveis por ela.  



brasileiro hipócrita texto reflexivo

BRASILEIRO HIPÓCRITA: " TODO BRASILEIRO CONDENA A CULTURA DA BUNDA, MAS SEGUNDO PESQUISAS É A PARTE QUE OS HOMENS DAQUI MAIS OLHAM NAS MULHERES, A PREFERÊNCIA NACIONAL "


Todos reclamam que a política brasileira só tem corrupto, partidos que só fazem projetos para sí, mas só votam em candidatos ficha suja e nos que róbam mas fazem.  Uma enxurrada de criticas em torno do Big brother, Novelas, Zorra total, mas são os programas mais assistidos da tv.  Muitos falam que estão cansados de ver as robalheiras dos cartolas da CBF , que o futebol esta cada vez pior, mas lotam as estádios e não perdem uma partida na tv.


"O conceito mais comum de hipocrisia seria o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias, devoção, comportamento e sentimentos para alcançar o apreço publico, mesmo sendo o acusador vítima da sua própria crítica. " ( frase tirada do texto Os 12  defeitos insuportáveis dos brasileiros)
Tenho muitos amigos que  dizem ter nojo de dois homens se beijando na boca, mas alugam filmes de travestis e adoram ver duas mulheres se pegando. Isso é uma atração não admitida e também reprimida pelo homossexualismo. Vampeta, ex jogador do Corinthians, com toda a pose de machão e porradeiro, fazendo piadas de gays com os são paulinos, é patrono da parada gay de Nazaré das Farinhas, sua terra natal. Ou seja, eu nunca fui numa parada gay, mas tem muito hemofóbico que entra em todas que vê pelo caminho, atrás de coisas diferentes, e depois se diz "horrorizado" com tudo que viu.  Outro grupo é mais contraditório: existem gays homofóbicos e negros racistas. Muitos religiosos entram em comunidades de ateus e outras religiões para combater suas heresias, mas não vão a igreja, não fazem orações, nem fizeram os preceitos básicos do catolicismo. Alguns até nem acreditam mais no céu e no inferno. 

texto reflexivo brasileiro hipocrita

BRASILEIRO HIPÓCRITA: O BRASILEIRO RECLAMA DA CORRUPÇÃO, MAS SÓ VOTA EM CANDIDATOS FICHA SUJA E OS QUE "ROBAM MAIS FAZEM"



Parece que antes de criticamos os outros, deveríamos nos criticar. E eu, no caso, não me excluo da critica. Embora eu seja antiviolentista, assisto lutas de UFC e ainda as critico quando posso, né? eheheheheh....Assumo minha hipocrisia. Até um post em defesa da capoeira eu já fiz.
Mas, digamos, porque somos hipócritas? Outra frase, também tirada do texto Os 12  defeitos insuportáveis dos brasileiros, dá uma explicação: “Sem as pequeninas hipocrisias mútuas nos tornaríamos intoleráveis uns para os outros”. A frase é atribuída ao filósofo alemão Emanuel Wertheim. Será que há a necessidade de sermos tão hipócritas ou, pelo menos, de uma dose diária dela?
"Falar mentira é politicamente incorreto, falar a verdade é mais impoliticamente correto ainda" li isso uma vez num site, não me lembro qual. Se falássemos só a verdade, seríamos tão insuportáveis a ponto de não sermos aceitos na sociedade? A amabilidade na internet, com pessoas que conhecemos apenas virtualmente, seria uma forma de hipocrisia, já que não temos tanto contato assim? Na minha visão do assunto isso  consiste no fato de não conseguirmos admitir nossos erros porque queremos ser perfeitos, mas não constitui-se numa perfeição alemã, de ser perfeito em relação a atividades dentro de nossa profissão ou qualquer projeto que nos propomos a fazer. Essa perfeição eu considero saudável. É uma perfeição MORAL
texto reflexivo

BRASILEIRO HIPÓCRITA: TODO BRASILEIRO CONDENA A CULTURA DA BUNDA,  MAS SEGUNDO PESQUISAS É A PARTE QUE OS HOMENS DAQUI MAIS OLHAM NAS MULHERES, A PREFERÊNCIA NACIONAL ( EU ACHO QUE JÁ FALEI ISSO...IH JÁ FOI..)


Essa perfeição moral tem haver com nossa tentativa de aceitação em um determinado grupo. Nós temos o hábito de esconder nossos defeitos com medo de sermos repreendidos. Mas, se o outro também possui defeitos, se sabemos que o ser humano só aprende admitindo-os para corrigi-los posteriormente, tornando-se um ser humano melhor, porque temos tanto medo de admitir que erramos?
Um boa explicação está  na educação repressora. Uma criança, ou mesmo um adolescente, já apto pra entender a razão do seu erro, tem medo de ser repreendido com castigo e não faz travessuras na frente dos pais. Mas deixa só eles saírem de suas vistas e desaparecer a razão do medo. Você vai vê-los fazendo todas as peraltices imagináveis pra aproveitar o tempo que estão sozinhos. 
O brasileiro, ao se ver longe da possibilidade ser punido, comete as mais ridículas infrações. Um exemplo claro é uma reportagem sobre uma reunião de prefeitos no Memorial da América Latina, aqui em São Paulo: Um carro da CET, companhia de transito,  estacionando na vaga de deficientes físicos e vários carros do poder judiciário estacionado em local proibido. Quando chega a reportagem todos tentam sair fora. E não é só o brasileiro, claro...isso acontece no mundo todo. 

"Todos reclamam que a política brasileira só tem corrupto, partidos que só fazem projetos para si , mas só votam em candidatos ficha suja e nos que róbam mas fazem."

Educação na base do medo, do castigo, da falta de diálogo, leva a hipocrisia. Se alguém tem condições de ter consciência por ter nascido com um cérebro dentro de uma cabeça onde sua utilidade não é só usar chapéu e separar as orelhas, deve usa-la. Alguém uma vez me disse que 99 por cento das pessoas só fazem as coisas se são abrigadas, o que é um absurdo. O medo justifica apenas aos animais, não aos humanos, pois humanos possuem intencionalidade. Fugir da preguiça do corpo é um desafio, mas atribuir sua situação ruim como culpa dos outros e não fazer nada, é tolice. No momento que o erro estiver claro como prejuízo pra si mesmo e ao próximo, vamos deixar de comete-lo. 
Mas é muito importante que se desenvolva também a responsabilidade social e a solidariedade. Educar um indivíduo como  predador, dono de empresa ou empregado dela, com o intuito de galgar os mais altos patamares pisando na cabeça dos subordinados não é educar, é domar, é desumanizar. Ele deve ser educado como um ser social, consciente de sua atuação nas esferas por ele escolhidas para melhorar suas condições de vida e a dos seus semelhantes. O mundo não vai avançar com mais cadeias, mais polícia, mais penas severas, ou seja, mais domadores de feras e sim  mais educadores de cidadãos. 



Veja mais em Textos Reflexivos


A Maravilhosa Sabedoria Índigena

O amor faz do outro sagrado

O que é Deus?

Qual a diferença entre chefe e líder?

A poesia abrindo as portas da percepção

Telejornais Brasileiros - Motivos que me fizeram disistir

O ódio une mais que o amor

Melhor texto sobre felicidade que encotrei


Aquele que morre antes de morrer jamais morrerá

Total de visualizações de página